4 de mar de 2013

Oque eu quero fazer quando crescer: Ciência e Tecnologia dos Alimentos


Só de falar no nome da profissão já me da água na boca,mas não vá pensando que o curso é moleza e que durante o período de curso você só come,muito pelo contrario,oque você menos faz neste curso é comer!Mas você já pensou em saber os aspectos fisioquímicos, microbiológicos e nutricionais de cada alimento,desde a produção até o consumo do mesmo?Se sim, ótimo eu vou explicar esse curso que você pode escolher para praticar durante toda a sua vida e se não que tal eu aplicar essa ideia na tua mente?

É o estudo do alimento sob os aspectos físicoquímicos, microbiológicos e nutricionais, da produção ao consumo. O bacharel dessa área gerencia o alimento desde a produção agrícola, a pós-colheita, a pós-ordenha, o pós-abate, passando por abastecimento, transporte e conservação e finalizando na comercialização no atacado e no varejo. Também faz o controle de qualidade desses alimentos. Na área de laticínios, emprega métodos e tecnologias na industrialização do leite e de seus derivados. Participa de todo o processo produtivo de manteigas, queijos, iogurtes, sorvetes e leite em pó, entre outros derivados do leite, desde a ordenha até o controle da qualidade final dos produtos. Pode ainda desenvolver embalagens que aumentem a vida útil dos produtos colhidos e realizar análises químicas e biológicas em alimentos in natura e industrializados com a finalidade de garantir a qualidade para o consumidor. Esse especialista também auxilia na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias exigidas pelos órgãos de saúde pública. Pode trabalhar em indústrias processadoras de alimentos, centrais de abastecimento e distribuição, supermercados, padarias, estabelecimentos que produzem refeições, laboratórios e em empresas de consultoria. Já o tecnólogo, que tem funções mais restritas e específicas em relação ao bacharel, trabalha na indústria agropecuária, em frigoríficos, laticínios e laboratórios de controle de qualidade, gerenciando a produção de leite, carne, vegetais e derivados. (Fonte)

Já pensou?Você esta lá tomando o café e sabe de todas as ações químicas e biológicas que estão ocorrendo nele no momento, pode ser muito legal , ou também muito medonho!Vocês decidem! Também é possível fazer cursos técnicos em áreas ligadas e muito parecidas com este curso,como por exemplo o de engenharia dos alimentos oferecido no COTUCA (Colégio da UNICAMP) em Campinas,interior de São Paulo.
Ei,você ai!Oque quer ser quando crescer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Não escreva somente "seguindo,segue de volta?", expresse sua opinião sobre a postagem e o blog.
2- Deixe o link do seu blog para que possamos retribuir a visita.
3- Não,não aceitamos mais selinhos e tags.
4- Agradecemos pela visita, não se esqueça de curtir a FanPage do Blog e volte sempre.

Contato: stopnow.paradaobrigatoria@gmail.com
Twitter: @ParadaStopNow, @yepIsabella e @Priibs_
FanPage: facebook.com/ParadaObrigatoriaBlog