17 de mai de 2013

#GeraPolêmica: Globalização


Oque você entende pelo assunto "globalização"? Também conhecida -de maneira errada- como "eu odeio meu país,mas amo todos os outros" ou "eu não uso produto brasileiro", a globalização é a fase atual do capitalismo.Quem ai presta atenção nas aulas de História e Geografia vai entender que o capitalismo é sistema econômico em que vivemos onde tudo é movimentado pelo capital -dinheiro,money,bunfunfa-. A globalização é nada mais nada menos, que nós sendo controlados pelos grandes acionistas de grandes multinacionais.
Você ainda não entendeu? Hum,tudo bem, vou tentar ser ainda mais simples:
Uma empresa de tecnologia e informações japonesa,têm sede nos Estados Unidos, todos seus equipamentos são fabricados por trabalhadores chineses em Hong Kong, com tecnologia gerada por tecnólogos italianos, os funcionários da empresa na maioria latino-americanos e europeus são comandados pelo presidente alemão, que bebe água somente do sul da Africa.
Segundo os conceitos básicos da globalização todos nós somos iguais perante o capitalismo e temos o mesmo direito de consumo e vida que todas as pessoas do mundo, mentira! Você não pode consumir o mesmo que o Bill Gates poderia,do mesmo jeito que trabalhadores da Etiópia não podem consumir o mesmo que você consume. Mesmo assim, temos acesso a roupas de marca e aparelhos eletrônicos super tecnológicos, isso é capitalismo. Você é induzido ao consumo de algo que muitas vezes ao menos precisa, mas você têm que comprar: é a ultima geração.
A pergunta é: oque levaria uma empresa japonesa a ter sede nos EUA?Se você não levar em conta a facilidade de negociação e acesso a países muito importantes do planeta, você pode levar em conta que seria muito mais fácil investir no trabalho de pesquisadores brasileiros e mexicanos que vêm se desenvolvendo muito na área da tecnologia e consequentemente recebendo muito apoio do governo dos EUA para suas pesquisas, pesquisadores com boa formação e mente aberta de um jeito rápido e fácil, o melhor eles não investiram nada para que isso fosse possível!
O fato é que: você não passa um dia sem usar/tocar/esbarrar em algo que tenha passado pelas mãos e tenha sido imaginado pela mente de trabalhadores e pesquisadores de pelo menos 5 países do planeta,para ser produzido e entregue para você.

4 comentários:

  1. Já estudei sobre o capitalismo! seu texto ficou muito bom!
    adorei a frase "eu odeio meu país, mas amo todos os outros"
    Obrigada pela visita!!!

    www.garotadeestilo.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capitalismo e socialismo se tornam quase um crime contra os estudantes quando são estudados,sOCORRO!

      xx

      Excluir
  2. Meu professor vive falando nisso. Às vezes nem precisamos de algo, mas ele é tão bem falado/divulgado que deixamos de lado a necessidade e escolhemos a luxúria. É triste, mas é a realidade.

    Beijo,
    http://paraisodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que em assuntos como esse os estudantes não deviam se sentir obrigados a estudar,mas sim entender que isso é necessário para entender oque se passa na sociedade atual. Hum,filosofei :3

      xx

      Excluir

1- Não escreva somente "seguindo,segue de volta?", expresse sua opinião sobre a postagem e o blog.
2- Deixe o link do seu blog para que possamos retribuir a visita.
3- Não,não aceitamos mais selinhos e tags.
4- Agradecemos pela visita, não se esqueça de curtir a FanPage do Blog e volte sempre.

Contato: stopnow.paradaobrigatoria@gmail.com
Twitter: @ParadaStopNow, @yepIsabella e @Priibs_
FanPage: facebook.com/ParadaObrigatoriaBlog