17 de jul de 2013

#GeraPolêmica - Protestos

Eu sou apaixonada por essa imagem, então por favor: me deixem ama-la.
Na ultima semana de Junho protestos tomaram conta de todo o Brasil, levando as ruas centenas,milhares de brasileiros em busca de seus direitos garantidos por Constituição, que não são lá tão levados a sério. 
O fato é com os protestos que eclodiram na cidade de São Paulo pelo aumento na tarifa do transporte publico, diversas outras cidades do Brasil saíram as ruas por diversos motivos -porque motivo para protestar é o que não falta nesse país -, e então os protestos que começaram por volta do dia 24 de Junho estão prestes a completar um mês de duração, em uma quantidade menor, outro fato. É fato também que apesar da maioria dos protestantes que saírem as ruas serem brasileiros pensantes, pequena parte de "esquentadinhos" ia aos protestos para fazer baderna e tirar toda a ordem do movimento. Mais um fato e o ultimo antes de começarmos a discussão: depois que os sindicatos e partidos começaram a tomar parte do movimento, o numero de pessoas na rua diminuiu. Tudo bem, chega de apresentar os fatos. Vamos conversar sobre eles!


O assunto sobre onde surgiram os protestos gera grande discussão em alguns estados, mas o certo é que a grande movimentação começou quando a cidade de São Paulo saiu em massa as ruas para protestar sobre o aumento do preço na passagem do transporte coletivo, assim chamando atenção de cidades do interior paulista - como São José dos Campos, que em Março teve o preço na passagem alterado para R$3,30 - e de outros estados. Claro que depois que os protestos paulistas se proliferaram pelo Brasil trazendo as ruas diversos tópicos que afetam ou afetariam o dia-a-dia do brasileiro, como a PEC-37 e a saúde publica -AAAAO CALAMIDADE- o maior numero de pessoas concentradas foi na cidade do Rio de Janeiro, já que em São Paulo os protestantes se dispersaram tomando conta das principais avenidas da cidade e estado.


Se os movimentos persistirem na próxima semana o Brasil completa um mês seguido de protestos, acredite ou não o povo foi a rua todos os dias desde o ultimo dia 24. O exercito brasileiro inclusive, esta atento na cidade do Rio de Janeiro pois com a JNJ próxima a chance no aumento de protestos para atrair a mídia internacional é maior. Mas por que um tempo tão grande na duração dos protestos? Bem, eu não sei! Mas talvez seja porque o brasileiro esta realmente cansado da sua situação, ou porque ele percebeu que ela esta ruim, muito ruim.


Uma frase: violência não nos representa, e burrice também não. Queridos vândalos que atacaram prefeituras, pontos de ônibus, monumentos e afins, eu tenho uma pequena novidade: a verba usada para concertar todos esses danos que você causou vai sair do bolso de TODOS NÓS. E sim, eu sou totalmente contra o ato de vandalismo, estamos tentando mudar o país e não destruí-lo. Invadir lojas, deteriorar,queimar e destruir propriedade PUBLICA não vai mudar nossa situação em nada, talvez venha a piora-la já que o dinheiro que seria investido em saúde,educação e transporte - um pouco iria pro bolso dos nossos queridos representantes, admito - esta simplesmente indo para o que os vândalos destruíram. Parem de burrice, eu já suportei isso por 14 anos!

Desde o inicio eu apoiava os movimentos, acompanhava e buscava me manter informada sobre tudo o que acontecia. Mas quando os protestos tomaram dimensão sindicalista e partidárias não só eu, assim como grande parte do povo brasileiro perdeu parte do interesse. Bem aqui vai a explicação: nas primeiras semanas de protestos os movimentos eram levados a rua pelo povo, com diferentes tópicos sendo abordados, mas um único objetivo: uma mudança significativa no Brasil. A partir do momento em que sindicatos e partidos começaram a organizar protestos eles levaram a rua um único tópico a ser abordado e um único objetivo: que aquele tópico fosse cumprido. Quando o Brasil foi a rua era algo totalmente novo, nunca nenhum tamanhos movimentos foram vistos no país tendo a participação e organização ativa do povo, nem mesmo na época do impeachment do Collor, que afinal foi organizado por sindicatos e partidos. Então quando partidos e sindicatos foram as ruas, lutar por tópicos e objetivos únicos, bem nós já tínhamos visto isso, e apesar de ter dado certo tempos atrás, digamos que hoje em dia partidos em sindicatos - sindicatos não na maioria,partidos sim- são sinônimo de corrupção, queremos um fim a corrupção certo?

O fato é que tudo nós protestos se trata de querer ver algo novo, uma mudança significativa. No final o que todos nós queremos é que nossas vozes não sejam só ouvidas, mas sim atendidas.

4 comentários:

  1. Eu acho que as pessoas que praticou o vandalismo foi a minoria, bem minoria mesmo.. Até porque o nosso dinheiro tbm paga a viagens, joias, hotéis, faculdades dos filhos e filhas dos políticos.. eles usam para isso, porque a minha escola é um lixo, não tem banheiro BOM, fora a educação tbm tem a saúde que esta HORRÍVEL.
    E quem praticou o vandalismo talvez isso foi para chamar a atenção desses políticos que só escreve o que vai fazer e depois joga em lixo.
    Essa é a minha opinião , uhsusha desculpa se ficou muito grande.

    Já curti sua fanpage, curti a minha tbm?
    Beijos
    www.Bikoti.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vandalismo pode ser compreendido até um certo ponto Bibi, mas em alguns atos elas realmente passaram dos limites. Em um dos protestos no Rio de Janeiro, um dia depois ao sair nas ruas para trabalhar o povo se deparou com uma cena de guerra e isso JAMAIS pode acontecer, porque para se ter apoio deve se ter a segurança que sua família ficara bem, é uma via de mão dupla entende?

      xx

      Excluir
  2. U.u amei o post! Bem...na minha opinião o povo realmente representou! Tentei ficar por dentro do assunto e, confesso que, nem todos dão a devida atenção ao assunto. Na minha familia, tem pessoas meio ignorantes que dizem "Ha, estão interrompendo o transito" "todos são vandalos" "deveriam estar em suas casas" e etc...E o incrivel é, que, tem pessoas que simplesmente se deixam levar pela minoria!! E não entendem que, para melhorar tanto o pais, quanto toda a sociedade mundial, devemos ter pulso firme e uma opinião concreta, não nos deixarmos ser enganados pela midia. Não estou falando da globo nem nada, estou falando de TODA a midia em si. Porque muito dinheiro corre por meio disso tudo. E, o inacreditavel é que tem pessoas que só vão nos protestos para dizerem "eu fui" e postarem uma ft no instagram!! Se queremos mudanças, devemos bater boca, perguntar, pesquisar! Minha opinião...
    Beijos
    chuvasdioutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem boca vai as ruas, não é verdade? Depois do impeachment de Collor o Brasil simplesmente ficou mudo, foram quase 30 anos de pessoas caladas, sentadas no sofa, votando errado e pedindo mudanças para as paredes. Nós não queremos e não podemos deixar que isso aconteça!

      xx

      Excluir

1- Não escreva somente "seguindo,segue de volta?", expresse sua opinião sobre a postagem e o blog.
2- Deixe o link do seu blog para que possamos retribuir a visita.
3- Não,não aceitamos mais selinhos e tags.
4- Agradecemos pela visita, não se esqueça de curtir a FanPage do Blog e volte sempre.

Contato: stopnow.paradaobrigatoria@gmail.com
Twitter: @ParadaStopNow, @yepIsabella e @Priibs_
FanPage: facebook.com/ParadaObrigatoriaBlog