6 de set de 2013

#PapoSério: Transtorno de bipolaridade


Tudo bem, quase toda menina alguma vez na vida já pensou: "eu sou bipolar", bem venho com toda atenção informar que ao menos que você seja diagnosticada com o transtorno, você não é bipolar. Você é apenas uma pessoa comum passando por fases diferentes em um dia comum, como qualquer outro.

O transtorno bipolar de humor, também conhecido como TBH ou TB é na verdade uma doença, que leva a pessoas ter picos de humor. Em um momento o portador esta extremamente eufórico e no tempo seguinte fica totalmente depressivo. Até pouco tempo atrás o TB era conhecido como psicose maniaco depressiva, mas o termo foi abandonado porque na maioria dos casos os sintomas psicóticos não aparecem. As pessoas que sofrem do transtorno bipolar podem ficar extremamente depressivas, o que pode levar há tentativa de suicídio ou então extramente eufóricas, o que leva há por exemplo escrever um livro inteiro em apenas poucas horas.
Muitas vezes o diagnostico correto pode levar anos, pois em primeiro momento o portador pode ser diagnosticado com depressão ou como maniaco, mas até que os picos passem a ter um tempo menor de mudança o diagnostico não pode ser concluído ou até mesmo dado pelo médico psiquiatra.


Para bom entendimento existem dois tipos de TBH mais aceitos pela sociedade médica, esses são o tipo I e II, entenda:
TIPO I: Predomínio da fase eufórica com depressão mais leve. (distimia) 
TIPO II: Predomínio da fase depressiva com euforia mais leve. (hipomania)


Como regra, quem tem bipolaridade do humor se beneficia enormemente do tratamento, que envolve uma combinação de abordagens, como a psicoeducação (conhecer o próprio temperamento, o seu padrão de humor e a bipolaridade), psicoterapia (para harmonizar os padrões de pensamento, de relacionamento e elaborar novas estratégias), bons hábitos de vida e tratamento farmacológico com estabilizadores de humor. Os antidepressivos devem ser reservados para casos restritos porque muitas vezes desestabilizam ainda mais o humor. (Fonte)


Vincent van Gogh foi revelado com TB graças a intensidade das cores que utilizava. Jim Carrey um dos maiores atores de humor da atualidade sofre de bipolaridade, assim como Marilyn Monroe que se suicídio agosto de 1962. A explicação para os textos de fases de Fernando Pessoa esta aqui, o escritor também sofria de TB. Demi Lovato é um dos casos mais conhecidos na atualidade de bipolaridade, ela foi diagnosticada em 2011 após colapso.


- 10% da população brasileira sofre com algum tipo de Transtorno Bipolar de Humor. 
- Passam em média 10 anos e 3 médicos até que o diagnostico seja feito corretamente.
- 50% dos pacientes fazem consumo de drogas.
- Mais de 70% tem outros transtornos psiquiátricos.

"Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas e devem necessariamente causar prejuízos significativos constantes para si mesmo e para outros."

6 comentários:

  1. Post muito interessante e construtivo amei beijos
    - http://meninas-poderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, espero que tenha o aproveitado bastante.

      xx

      Excluir
  2. Achei bem interessante a postagem. Sempre que se fala em bipolaridade os outros acham que é frescura e tudo mais, as vezes até usam isso em brincadeira. Eu nunca fui de fazer isso, mas também não levava o assunto a série. Percebi o quando tenho que mudar em relação a isso. bezzo, sarah
    http://agd-doce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço esse quadro com exatamente essa visão, as pessoas tem que entender que algumas coisas não são brincadeiras, tem que ser levadas a sério e merecem atenção.

      xx

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, espero que tenha tirado proveito da postagem.

      xx

      Excluir

1- Não escreva somente "seguindo,segue de volta?", expresse sua opinião sobre a postagem e o blog.
2- Deixe o link do seu blog para que possamos retribuir a visita.
3- Não,não aceitamos mais selinhos e tags.
4- Agradecemos pela visita, não se esqueça de curtir a FanPage do Blog e volte sempre.

Contato: stopnow.paradaobrigatoria@gmail.com
Twitter: @ParadaStopNow, @yepIsabella e @Priibs_
FanPage: facebook.com/ParadaObrigatoriaBlog